Não raramente isso acontece conosco – Perder a Nota Fiscal e quando você precisa para trocar o produto ou levar à assistência autorizada é um problema que devemos resolver da melhor forma.
De acordo com a Lei não são todos os produtos que podem ser trocados. Eles são encaminhados para a Assistência Técnica Autorizada para fazer os reparos necessários.
Os produtos que podem ser trocados são geladeiras, máquinas de lavar ou produtos destas naturezas se apresentarem a curto prazo algum defeito de fábrica.
Do contrário, serão enviados para os técnicos fazer os consertos.
Quando falamos de outros produtos e motivos variados tais como devido a cor errada, tamanho diferente e outras situações e em produtos que não são essenciais – a loja terá até 30 dias para dar uma solução.
Como Trocar um Produtos
Quando que você precisa trocar o equipamento ou produtos que você fez a compra e a nota fiscal já não está mais em sua posse – que estresse, não é verdade?
O que você pode fazer quando perdeu a nota fiscal?
É não desistir, pois ainda tem possibilidade da troca acontecer e isso vai depender muito da loja, do vendedor.
Na pelo do vendedor o que ele deveria pensar é que se ele resolver seu problema, terá ganho sua fidelidade, seu respeito e sua próxima compra, e existe uma boa possiblidade dele trocar se o problema tiver defeito.
O Que Fazer Quando o Vendedor Não Quiser Trocar a Mercadoria Sem a Nota Fiscal?
Trabalhando na hipótese do vendedor se recusar a fazer a troca alegando a falta de Nota Fiscal, não se desespere – você ainda tem outra jogada.
Por legalidade você tem direito a uma segunda via (2ª via da nota fiscal).
Basta ir ao estabelecimento e solicitar a 2ª via do produtos.
Como Solicitar a 2ª Via da Nota Fiscal?
Se se tratar de uma Loja Física, então leve o comprovando do Cartão de Débito ou Crédito que comprova o valor da compra.
Se for Loja Online, geralmente o sistema envia para seu e-mail uma Nota Fiscal o que torna o processo mais fácil se você não deletou o e-mail.
Lembre-se, a segunda via não poderá ser cobrada do cliente e todos eles sabem disso.
A política de “boa fé” entre fornecedor e consumidor proporciona a gratuidade da 2ª Via da Nota Fiscal e ainda, o cliente tem direito a essa solicitação em até 5 anos após a data da compra.
Se o Vendedor Não te Deu a Nota Fiscal? Posso Trocar?
A resposta é sim! E ele o fará até porque vender e não emitir a Nota Fiscal é crime de sonegação e ele não vai querer estar envolvido em uma eventual demanda.
O simples comprovante que o dinheiro saiu de sua conta para a da empresa é suficiente para você pedir essa 2ª Via na Secretaria da Fazenda do seu Estado onde a Empresa tem sua Loja ou filial.
Acione o PROCON
As coisas podem ir cada vez mais se complicando, e a outra opção é você acionar o PROCON da sua cidade que o representando/vendedor será solicitado a comparecer.
O cliente não perde a garantia quando ele perde a Nota Fiscal e é nesse ponto que chega quando o lojista não quer lhe atender, pois o órgão de defesa do consumidor estará ali por você.
O consumidor tem seus direitos – use-os se necessário.