Boleto: Saiba Como Calcular Juros e Multas

Calcular juros e multas é uma questão muito fácil para quem trabalha com boletos bancários ou mesmo em plataformas que oferece o serviço grátis.

Ter a certeza de que está fazendo a coisa certa e dentro das normas é muito importante até para argumentar com seus clientes.

Por isso escrevemos um artigo simples para falar Como Calcular Juros e multas em Boletos?

Os juros, também conhecido como “Juros de Mora“, poderão ser cobrado caso o boleto não seja pago previsto no vencimento.

Hoje, a lei determina que esse percentual não poderá ultrapassar a 1% ao mês que é baseado no mês comercial sendo de 30 dias.

Para fazer o cálculo, o valor poderá ser calculado sobre o valor total da compra ou do serviço e dividido por quantos dias o boleto se encontra em atraso.

Todos estes cálculos não precisam ser tarefas manuais, mas sim já determinadas pelo sistema que calcula automaticamente para o sacador, uma vez que fora registrado.

Como Calcular Multas em Boletos Pagos Com Atraso

Os juros e multas que podem ser cobrados em boleto são regulamentados pelo Código de Defesa do Consumidor.

A taxa é permitida em um valor de 2% sobre o valor final da compra, o que gera um valor fixo que não pode ser cobrado mensalmente

isso significa que poderá cobrar até R$ 4,00 em uma venda que foi de total R$ 200,00 e que o mesmo não foi pago dentro do vencimento.

Aqui estamos considerando que a taxa cobrada é de no máximo 2% o que poderá ser menor conforme decisão do emissor do boleto.

Como Calcular Juros em Boletos Pagos Com Atraso

Os juros de mora, poderá ser cobrado caso o boleto não seja pago no vencimento.

Hoje, a lei determina que esse percentual não poderá ultrapassar a 1% ao mês e considerando o mês comercial que é de 30 dias, o valor poderá ser calculado sobre o valor total e dividido por quantos dias o boleto se encontra em atraso.

Todos estes cálculos não precisam ser tarefas manuais, mas sim já determinadas pelo sistema que calcula automaticamente para o sacador, uma vez que fora registrado no sistema

Mas, Devo Usar Cobrança Por Boleto?

Após extensas explicações você pode se estar perguntando de vale a pena fazer cobrança por boleto?

A resposta é: – definitivamente sim.

São muitos detalhes para tudo funcionar, mas todos eles de fácil compreensão e uma vez organizado no sistema tudo correrá normalmente sem quebra cabeças.

Inclui-se também na resposta, que é seguro, automático, possui várias informações para sua estratégia comercial para ambas partes.