Como e Porque Emitir Boleto Registrado

Aprenda qual é a diferença entre o Boleto Simples e o Boleto Registrado e saiba porque trabalhar com boletos e tomar a decisão certa, pois cada um tem seu melhor uso e serve a propósitos que você deve considerar com carinho.

Já falamos que desde 2018 a FEBRABAN regulamentou a emissão de Boletos e sempre vem acontecendo alterações buscando um melhor processo e estímulo no economia.

Hoje existe uma diversidade de serviços oferecidos no mercado para pessoas físicas e jurídicas.

O Que é Boleto Registrado?

A Federação Brasileira dos Bancos, instituiu normas para reger os procedimentos de cobrança por boleto em 2017, regras que aos poucos foram evoluindo a que chamamos de “Boleto Registrado“.

Foi permitido a cobrança de taxas ou tarifas de emissão, cancelamento, alteração e renovação que precisam serem feitas após a emissão dos mesmos.

As seguintes perguntas fornecessem a causa de processamentos que as agências devem fazer:

  • Um “boleto vencido” poderá ficar até quantos dias sem que o mesmo se torne inútil?
  • O cancelamento do boleto não pago será automaticamente cancelado?
  • Quais as causas que o boleto expira?
  • Como podemos re-enviar o Boleto?
  • Poderá ser alterado caso o cliente negocie diretamente com seu fornecedor?

Existe necessidade de se estabelecer valores cobrados por cada uma dessas eventualidades que possam ocorrer, e cada instituição financeira pode delinear as tarifas a serem cobradas por tais serviços.

Todas as pessoas que emitem Boleto Registrado devem ter uma conta no banco para que o dinheiro seja automaticamente creditado em sua conta.

Os boletos podem ser únicos ou em forma de “Carnê de Pagamento“, onde vários boletos compõe o total do pagamento que fora dividido em partes.

Todo o processo de registro em uma instituição evita falsificações, fraudes e demais constrangimentos e prejuízos para o sacado e o sacador – tudo registrado na Base Centralizada.

O Que é Boleto Simples?

Os boletos simples podiam ser emitidos normalmente pelos banco, porém possui suas peculiaridades de ser mais flexível

Por exemplo, ele possui poucos dados registrados, pois o emissor não tem obrigação de fornecer informações mais detalhadas.

Isso faz muita diferença em vários aspectos, e podemos citar que não haverá opções de negociações para fazer alterações importantes.

Outro detalhe também é que estes não terão subsídios para envia-los ao protesto caso seja necessário

Os boletos simples já não são mais utilizados uma vez que a Febraban requer que todas as empresas registrem seus boletos bancários.

As Vantagens de Trabalhar Com Emissão de Boletos Registrados

Faz muita diferença trabalhar com boletos bancários, pois eles te dão todas as informações sobre a idoneidade do seu cliente.

São estas informações que farão toda a diferença para trabalhar o seu cliente.

É verdade que também o banco vai avaliar a parte financeira do pagador, podendo lhe fornecer empréstimos, cartões de créditos e outros benefícios se ele estiver no nível de clientes responsáveis.

Além destes detalhes comerciais, ainda podemos contar com o aspecto da segurança documentais para a tomada de outras decisões.

Já é verdade que esse meio de pagamento tem uma atração muito grande para os consumidores tão disputados no mercado

Inclusive o de receber mais rapidamente em comparação ao Cartão de Crédito

Para comodidade de ambos (fornecedor / consumidor), ambos podem contar com a vantagem de “débito automático”, onde pagador não se preocupa em atrasar o pagamento quanto para o recebedor que terá seu dinheiro mais cedo em sua conta corrente.

Na hora de decidir por emitir boletos, é necessária a pesquisa de valores das taxas e tarifas cobradas pelas instituições financeiras

Sabia também como funciona o boleto bancário