Como Imprimir o CRLV – IPVA: Documento do Seu Carro. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Pagou o IPVA? Imprima você mesmo. Agora não é mais enviado pelos Correios.
Além disso, você já vai aprender também a imprimir todas as informações do veículo em todos os anos – é um histórico do veículo.
O que significa CRLV?
O CRLV é a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. É o documento do carro e contém informações do veículo, bem como mostra se o pagamento está em dia. O mesmo que o policial pede quando você é abordado.
Antigamente quando nós pagávamos o IPVA, Multas (se tivesse), Licenciamento e DPVAT, nós tínhamos que esperar o documento ser enviado pelos Correios.
Agora, o Governo, através do DETRAN, não precisa mais imprimir o documento naquele papel especial (e caro), e enviar pelos correios – e isso trouxe milhões de reais em economia.
Como Imprimir o CRLV: Documento do Seu Carro?
Primeiro você faz o pagamento de seu IPVA.
Uma vez feito isso, agora você precisa emitir seu CRLV-e, pois, não é mais responsabilidade do DETRAN imprimir aquele documento “Verdinho”.
Com o Boleto do IPVA nas mãos, pode acessar o endereço do DETRAN para obter seu documento.
No DETRAN de Goiás, você encontra a imagem abaixo e é só clicar nela:
Ao clicar nesta imagem, você terá mais três opções de verificação a respeito do veículo.
- Dados do Veículo
- Débitos e Boletos
- Infrações de Trânsito.
Quem Pode Imprimir o IPVA?
Em geral, o proprietário do Veículo, mas também pode ser impresso por qualquer pessoa interessada que possua em mãos os dados Placa e Renavam.
Às vezes a pessoa fica meio embaraçado clicando nas imagens que aparecem, mas observe no canto inferior à direta um botão “Avançar” – clica nele
Na próxima página, você deve colocar o número da PLACA e do RENAVAM, e clicar no quadrozinho do botão: “Não sou um robô”.
Ao colocar o mouse em cima para digitar, vai aparecer uma imagem do documento com mostrando o lugar em que você deve pegar essa informação.
Como Imprimir Todas as Informações do Veículo?
Quando a agente vai comprar um carro, dependendo dos acontecimentos, multas e IPVAs de todos os meses vão formando uma ficha no banco de dados do Detran.
Ao imprimir seu documento do IPVA, ou o chamado “Verdinho” e também o CRLV, o sistema vai mostrar também um histórico do veículo desde sua fabricação:
Todos os anos vão aparecer o histórico do veículo, quais multas foram pagas, e os pagamentos dos IPVAs de todos os anos.
Nesse momento, ao clicar em “Avançar”, vai pedir que você coloque a Placa, o CPF do propietário e o Códigio de Barra ou Número do Boleto do IPVA que foi pago.
Observe que o site mostra quais os números que você deve extrair do Boleto do IPVA.
Colocando esses números, você pode clicar em “Baixar CRV-A4 e mandar imprimir.
Não é mais aquele documento “Verdinho”, mas em papel comum mesmo, pois gera um documento em PDF que você pode imprimir para colocar naquela carteirinha e também pode colocar no seu celular par mostra ao Policial quando necessário.
Mais Informações do Veículo:
Observando em baixo de tudo, você ainda pode ver mais informações do veículo.
Eu acabei de imprimir o documento do meu carro e as informações são:
- Nenhum outro débito foi encontrado até o momento;
- Nenhum bloqueio administrativo foi encontrado até o momento;
- Nenhum bloqueio judicial foi encontrado até o momento;
- Nenhum licenciamento notificado foi encontrado até o momento;
- Nenhum débito em dívida ativa foi encontrada até o momento;
Imprimir no DETRAN ou no Vapt-Vupt:
Caso você não tenha impressora em casa, e não quer amolar os amigos, basta ir até a uma das casas do Governo de atendimento como o VAPT VUPT ou no próprio DETRAN, ou suas dependências e pedir para imprimir.
Obrigado por sua visita.