Dicas para conseguir auxílio estudantil para estudante de ensino superior

Você chegou a faculdade e agora precisa de auxílio para conseguir ir a diante no seu curso? Ou você está pensando em estudar longe de casa e da família e necessita de auxílio moradia, por exemplo, para manter sua situação acadêmica? Estamos aqui para esclarecer alguns pontos e dar algumas dicas.

As instituições de Ensino Superior devem fornecer a estrutura necessária para que o aluno consiga desempenhar suas atividades e desempenho acadêmico. Porém, o melhor é que você procure saber quais são os auxílios disponíveis pela sua instituição, pois esses auxílios variam para cada curso, faculdade e universidade.

Cada universidade é responsável por gerir, de maneira autônoma, seus recursos e defini seus próprios critérios de distribuição de bolsa. Por isso, é importante que você procure a pró reitoria (de assuntos estudantis) da instituição e procure saber também quais bolsas e auxílios existem e critérios para submissão antes mesmo de entrar na faculdade, pois essas informações podem definir ou não sua permanência no curso.

A maioria dos critérios de seleção de bolsa tem em vista os critérios socioeconômico, onde são exigidos os comprovantes de rendimento familiar e também preenchimentos de fichas de dados pessoais.

Procure saber o período de inscrições para as seleções de bolsas-auxílio na instituição pretendida, que geralmente são no início de cada semestre. Verifique também se sua faculdade permite inscrição para solicitação de bolsa em outros períodos do ano.

Com a quantidade de pedidos de auxílio estudantil e bolsa, várias faculdades não tem mais número limite de benefício, com isso recebe quem mais precisa, por isso é necessário saber com a instituição que você deseja estudar quais são as condições que se enquadram nos perfis e como comprovar. Vale procurar alunos que já conseguiram as bolsas e procurar saber o que eles fizeram para tal.

Dicas práticas:

  • Escolha o curso que você quer fazer;
  • Vá até a faculdade e procure a pró-reitoria de assuntos estudantis;
  • Apresente sua situação e procure saber quais modalidades de auxílio existem;
  • Observe a necessidade de documentação e os prazos de inscrição;
  • Converse com aluno que já estão cursando essa faculdade. Procure informações sobre gastos que eles tem durante o período letivo;
  • Procure reunir toda documentar necessária;
  • Avalie gastos que você terá durante o curso (transporte, alimentação, material e os outros que você soube ao conversar com alunos);
  • Coloque tudo na ponta do lápis e veja quanto você precisa para se mantar na faculdade;
  • Avalie a carga horária e grade do curso e veja suas opções para trabalhar enquanto faz a faculdade para ajudar a bancar os gastos;

Quais auxílios existem para alunos de Ensino Superior

Bolsa – permanência ou manutenção: Auxílio em dinheiro (R$ 400 a R$500,00) para alunos que, comprovadamente, não podem se manter durante o curso. Cada faculdade tem seu método e critério, mas no geral, é exigido que o aluno execute trabalhos acadêmicos, de extensão, secretaria, de apoio ou administrativos, com a média de até 12 horas semanais.

Moradia estudantil: Concessão de moradia ou alojamento dentro ou em instalação externa vinculada à faculdade. Algumas faculdades fornecem o local para que o aluno resida e ajuda de custo ou somente a ajuda de custo para pagamento de aluguel.

Auxílio- Alimentação: Fornecimento de vale refeição em forma de cartão de débito, que podem ou não ser gastos somente dentro do restaurante universitário.

Auxílio- transporte: Disponibilização de passe de ônibus ou cartão de vale transporte.

Outros tipos de auxílio: Bolsa atleta, bolsa creche, bolsa de pesquisa e de extensão.