Open Banking Brasil

Foi dado a implementação do Open Banking Brasil (Sistema Financeiro Aberto) com a recente resolução do Banco Central do Brasil que já trabalhava nela por alguns anos.

As regras foram definidas em consulta pública e as etapas ja começaram a acontecer.

O Que é o Open Banking Brasil?

A finalidade de sua existência é tornar diferenciados negócios digitais criados e expandidos com inovação no ecossistema.

Por meio de Application Programming Interfaces – as APIs tornará possíveis uma abertura e compartilhamento de informações de dados entre insuretechs, bancos, fintechs e outros sistemas financeiros, onde haverá uma maior competitividade e bastante melhorias para o cliente final.

O Open Banking Brasil veio para acelerar inovadores negócios com segurança e eficiência que chegue até à ponta da linha (cliente final).

Todas as informações para destravar negócios vantajosos e necessários ao cliente final serão abertas às instituições nacionais e até internacionais.

Os Dados do Cliente Final:

A decisão entre as instituições Banco Central e Conselho Monetário Nacional sobre os regimentos do Open Banking no Brasil é de que os “dados” do cliente ou consumidor final a ele pertence.

O consumidor final é o legítimo possuidor de suas informações e portanto ele vai decidir com quem deverá ser compartilhado tais dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) se esforçou e deu todo o endosso a estas normas e esses são os princípios que regem o Open Banking Brasil.

As instituições financeiras que fazem (e outras que ainda farão) parte dos compartilhamentos de ofertas e serviços, deverão ter a permissão dos reais titulares dos dados para usa-los.

Quais os Dados Serão Compartilhados?

Quando se fala em dados, devemos ter em conta que as instituições financeiras participantes do processo Open Banking Brasil possui os seus.

Tais dados, deverão ser amplamente compartilhados com os consumidores finais, tais como:

  • Seus canais de atendimento;
  • produtos e serviços disponíveis;
  • Aberturas para depósitos e poupanças;
  • Contas de pagamentos;
  • Operações de crédito;
  • Encaminhamento de propostas, etc.

Por outro lado, o consumidor ou cliente final possui também seus interesses e como legítimos possuidores de seus dados, podem decidir de que forma e com quem tais informações serão compartilhadas.

As instituições terão entre si o compartilhamento de dados sem necessidade de assinar termos ou contratos para tal, porém, tudo se tiver de conformidade com o cliente final.

O legítimo proprietário dos dados poderá ao seu intento, revogar qualquer o compartilhamento a qualquer momento que lhe interessa.

O Open Banking Brasil e demais instituições participantes são responsáveis e com vistas a assegurar a confiabilidade, a disponibilidade, a integridade e a segurança do compartilhamento