Pouco tempo para estudar para o Enem 2019 – Dicas de estudo

A preparação para uma prova tão decisiva deve conter duas coisas básicas: método e disciplina. Tudo que é feito com persistência e constância dá certo. Mas, (você me pergunta) como aplicar isso se eu tenho pouco tempo? Vamos aqui te ajudar a bolar uma estratégica eficiente para estudar e se dar bem no Enem 2019.

O Enem é uma prova com algumas características como: duração longa, exige grande conhecimento de conteúdo, mas também exige a capacidade de extrair informações de gráficos, imagens, tabelas e interpretação de texto. Com isso, é importante manter o raciocínio até o final da prova, pois cada minuto vale.

1ª dica: treine muito

Caso você não tenha experiência numa prova dessa, provavelmente vai ter dificuldade de manter o foco e o ânimo por 5 ou 6 horas de provas. Lá no final já estará muito cansado e perderá o ritmo. Então, é importante fazer simulados para treinar o ritmo de prova e saber medir o tempo. Pegue provas de outras edições e tente fazer no tempo da prova (simule como se você realmente estivesse fazendo o Enem). Calcule quando tempo você precisa para fazer cada questão e a redação.

2ª Dica: monte um calendário

Organização é a chave para quem tem pouco tempo. Monte um calendário com as matérias que você precisa estudar, a carga horária que você vai disponibilizar por dia. Programe-se nos finais de semana, feriados e inclua as disciplinas necessárias. Dê tempo de estudo para aquelas matérias que você tem dificuldade, faça mais exercícios e dedique-se. Já para aquelas que você se sente mais confiantes, faça revisões periódicas e exercícios que revisem conceitos e práticas ao mesmo tempo.

3ª Dica: faça muita redação e peça para que alguém leia

Se você está estudando sozinha eu te aconselho que, pelo menos no que diz respeito a redação, você conte com ajuda. Procure um professor de redação ou um amigo que se deu bem na redação de Enem anteriores para te dar uma ajuda, lendo suas textos e te dando feedback. Faça no mínimo duas redações testes por semana e preste muita atenção no tipo de texto e construção que são exigidos na prova.

4ª dica: Foco

Independentemente do tempo, foco é tudo. Muitos estão estudando a tempos sem foco algum. Então se você tem pouco tempo esteja mais focado ainda. Pense que é um pequeno tempo de sacrifício para um benefício enorme lá na frente. Então vale a pena sacrificar seus finais de semana, sua série de TV favorita, sair com amigos e a procrastinação para se dedicar.

5ª dica: faça atividades físicas

Atividade física ajuda a liberar a tensão, oxigenar o cérebro e na concentração. Com tanta pressão e sacrifícios é importante ter esse momento para seu corpo, o que também vai te ajudar a melhor sua resistência física.

6ª dica: faça glossários, resenhas, grave áudios e mapas mentais

Faça seu próprio glossário com palavras que você não conhece e escreva as definições. E uma forma de aprender também é escrevendo resenhas sobre a material ou gravar áudios do que foi estudado, além de elaborar mapas mentais que facilitem o entendimento. No caso dos áudios é importante você depois ouví-los, por exemplo, enquanto faz atividade física.

7ª dica: faça a prova do ENEM dos anos anteriores

Se você tem pouco tempo o melhor é estudar com base nas provas anteriores, tanto para se familiarizar com o tipo de prova quanto com o tempo necessário para elaborar e executar. Calcule quanto tempo você faz a redação e responde as perguntas.

8ª dica: Vá as aulas de véspera ou aulões da sua cidade

Existem escolas que fazer aulas de véspera gratuitas ou intensivos gratuitos que podem te ajudar muito, tanto com novos conteúdos, grupos de discussões, possíveis temas de redação e revisão dos textos que você escreveu. Escolas particulares também tem esses recursos que você pode pagar uma taxa para participar, que pode ser mais barato que um cursinho. Procure as opções na sua cidade.

9ª dica: monte seu local de estudo

Criar seu canto de estudo vai te motivar, te concentrar e criar esse ambiente propício ao aprendizado. Evite a cozinha, sala ou outro lugar barulhento. Se na sua casa for assim, então reveja se não vale a pena ir a alguma escola pública ou biblioteca da sua região para encontrar um ambiente que te seja favorável.

10ª dica: use a tecnologia a seu favor e para não perder tempo

Hoje você pode assistir aulas online, baixar vídeo aulas, fazer simulados pela internet, baixar livros inteiros para ouvir (ebook). Com isso, enquanto você está fazendo atividade física, indo para a escola ou no trânsito você está aproveitando o tempo para aprender e fixar os conteúdos.

Gostou das dicas? Conhece outras dicas que podem ajudar outras pessoas? Deixe ai no comentário para ajudar outros estudantes.