Registar Reclamação para ANATEL – POR TELEFONE ou no site

ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão regulador para o setor de telefonia, internet, TV a caba e transmissão responsável por controlar e fiscalizar as atividades.

É nela que o consumidor deve registrar uma reclamação caso tenha um direito violado ou caso em um contrato este mesmo consumidor se sinta perdendo na balança de negociação. Veja neste artigo como proceder para reclamações. Você deve seguir três passos, veja quais são:

Passo 01: Procedimento antes de cadastrar a reclamação

Antes de qualquer cadastro, é necessário falar com uma das operadoras fornecedoras (Oi, Claro, TIM, Vivo, Algar, Nextel e outras). Esse processo é obrigatório para que você tenha em mão o número do protocola das conversas com o cliente. Este protocolo será analisado para avaliar os fatos da reclamação.

Passo 02: Criar um protocolo por telefone ou pelo site

Nossa recomendação é que você crie um protocolo pelo site, mas caso queira utilizar o telefone entre em contato pelo número da agência do governo. Portanto, para registar entre no link da Internet – FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários (link direto para cadastro) ou ligue para a Central de Atendimento Telefônico gratuito através do número telefônico 1331 – ou 1332.

Aplicativo ANATEL

Uma outra forma é instalar o aplicativo da ANATEL que existe tanto para iPhone quanto para qualquer celular Android. Por meio dele fica mais fácil acompanhar o resultado, tema que será tratado no último passo.

Passo 03: Acompanhar o registro da reclamação

Depois que o registro da reclamação é feita na ANATEL a operadora tem o prazo de 5 (cinco) dias úteis para responder. Às vezes esta operadora pode ligar para você a fim de resolver de forma rápida e pedindo para que seja colocado a reclamação como concluída.

Mas em grande parte a operadora reponde pela plataforma da ANATEL. Pelos relatórios que são expostos no site a maioria dos problemas são resolvidos e grande parte deles são a favor do cliente. Gostou da dica, deixe abaixo um comentário sobre como foi sua experiência com a ANATEL, isso pode ajudar outras pessoas a resolver os problemas particulares.

Deixe um comentário