Uma prova com 5 e 6 horas durante dois duas e com muitas questões com textos enormes. Sim, o ENEM é desafiador e pode ser muito cansativo. É normal perder o foco em alguns momentos, mas ao mesmo tempo quanto mais você praticar mais focado e determinado você ficará para esse desafio.
Vamos te dar algumas dicas para manter o foco de maneira prática durante a prova. Mas, não deixe de clicar aqui para dicas sobre como estudar para o ENEM se você tem pouco tempo.
1º passo: Vencendo o nervosismo dos primeiros minutos
É normal chegar nervoso, tenso, muitas vezes suado e na correria para o dia da prova. Então use algumas técnicas de respiração para que seu cérebro relaxe, para que o oxigênio circule novamente e você se acalme. Tudo isso é imprescindível para te ajudar a ter uma boa prova.
Então quando chegar, se organize na sua cadeira, siga as instruções dos agentes da prova e depois feche os olhos, respire profundamente várias vezes, por vários minutos e deixe o oxigênio ir acalmando todo seu sistema. Evite também pensamentos negativos e que te sabotem, pensei que você está ali para fazer seu melhor e que agora é com você.
2º passo: Comece pelo que te motiva
Os primeiros minutos da prova do ENEM são de aquecimento. Então, vá para questões que você tem domínio e são fáceis para você. Assim, você vai ganhar aquele tempo extra e ânimo a mais que seu cérebro precisa para te dar segurança que vai ficar tudo bem. É o momento de dar o estímulo extra para que seu cérebro continue resolvendo a prova.
3º passo: Pule questões
Não perca mais de 5 minutos em uma questão. Então, se você encontrar uma questão complicada, marque ela como “intermediária” ou “difícil”, pule e volte nela no momento apropriado. Esse momento é de aquecer o cérebro, conhecer a prova, identificar o que existe ali e ganhar tempo com o máximo de questões fáceis.
4º passo: Encarre os desafios moderadamente
Nessa altura você já realizou tudo que era fácil ou do seu domínio, então vá para as questões que são desafiadoras, porém que não sejam muito difíceis, pois podem diminuir seu foco e concentração. Dê desafios moderados para seu cérebro com aquelas questões de dificuldade intermediaria, que você sabe que gastará um tempinho para pensar.
5º passo: Alterne as matérias que você está resolvendo
Normal ficar um pouco incomodado ou desanimado depois dessas questões intermediarias. Então mude um pouco e vá para questões das matérias que você gosta, mesmo as mais desafiadoras, isso ajuda seu cérebro a focar novamente.
6º passo: Aproveite o rendimento
Nessa altura da prova, talvez duas ou três horas, seu cérebro estará no máximo de rendimento e foco. Então agora aproveite para se concentrar nas matérias que você gosta mesmo aquelas que vão te exigir um pouco mais de tempo, tente finalizar essas questões para guardar seu fôlego para os momentos finais que exigirão mais de você.
7º passo: saia da sala
Com três horas de prova você começa a ficar cansado e um pouco distraído. Seu cérebro começa a dar sinais de cansaço e perca de foco. Então saia da sala, beba água, vá ao banheiro, respire, caminhe, lave o rosto, coma alguma coisa (um doce e chiclete são sempre bem vindos). Dê aquela acordado no seu cérebro e relembre que você está indo muito bem, agora é fechar com chave de ouro. Você consegue!!!
8º passo: Revise tudo e garanta que está fazendo as questões que consegue
Revise o que você já fez e garanta que as questões fáceis e intermediárias das áreas que você gosta estão resolvidas. Tente fazer isso e finalizar essa parte.
9º passo: Mate tudo ou chute consciente
Vá para as questões difíceis, porém evite perder muito tempo nelas (mais que 5 minutos), mas ao mesmo considere se você consegue resolver a questões com certeza, mesmo que tenha que dedicar. Não chute sem ler a questão. Leia tudo e se não conseguir pensar em alguma resposta faça o seguinte: leia as opções de resposta e elimine as que você tem certeza que não são e dentre as que sobraram dai você chuta, ok?
9º passo: 40 minutos para o final do ENEM é hora de preencher o Gabarito
Preencha o gabarito. Confira todos seus dados, cor da prova, o preenchimento correto de tudo e assinatura.
10º passo: Entregue a prova e relaxe.
Saia da prova, encontre seus amigos e vá tomar um milkshake ou açaí 😉
Gostou das dicas? Conhece outras? Comenta ai para ajudar outros estudantes e não deixe de conferir nossas dicas de como estudar para o ENEM tendo pouco tempo.