Inscrição ENEM 2019 – local e dia das provas

A Inscrição do ENEM 2019 começa no dia 6 de maio e deve ser realizada apenas através da internet por meio do cadastro no portal do INEP-MEC. Este é previsto uma participação recorde de alunos ingressantes em graduação e cursos superior.

O responsável pela criação do exame e aplicação das provas é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Trata-se de um órgão subsidiado pelo MEC com foco na avaliação de alunos para ingresso em universidades federais e para pontuação de uso em descontos para faculdades privadas.

O processo começa pela divulgação, solicitação de desconto, inscrição no ENEM 2019, aplicação da prova, divulgação dos gabaritos de cada um dos modelos e resultado final. Após este processo ainda há a segunda chamada dos aprovados em todo o Brasil. Veja abaixo as próximas datas e anote para que você acompanhe dos dias corretos de cada fase do ENEM 2019

Dia 26 de Março

Encerram a data referente aos recursos de pedido de desconto para a inscrição e da isenção do valor a ser pago pelo boleto. É nesta data que também se encerra a entrega da justificativa de ausência no processo do ano anterior

Dia 6 de maio: INSCRIÇÃO

Neste dia começa a inscrição do ano de 2019 que passa a contar com um cadastro online pelo portal do INEP. Nele o aluno irá imprimir um boleto que além do valor a ser pago também contém o comprovante. Guarde este comprovante pois ele contém a taxa de inscrição

Dia 17 de maio

Este será o último dia para se fazer a inscrição, por isso faz-se necessário que o aluno esteja atento para realizar este processo no período correto pois é sempre no último dia que o site do INEP fica sobrecarregado em função do excesso de acessos de pessoas tentando fazer o cadastro.

O aluno poderá atualizar ou alterar o cadastro da inscrição no período do dia 6 a 17 de maio de 2019.

Dia 23 de maio

Enquanto a inscrição do ENEM 2019 termina no dia 17 de maio, a taxa a ser paga para que que seja garantida a participação tem o prazo limite do dia 23 de maio. Neste ponto o aluno deve ficar atento ao prazo e aos horário das agências bancárias e lotéricas que aceitam o pagamento via caixa eletrônico.

A partir de outubro de 2019 o aluno será avisado por meio de correspondência ou por meio do site do INEP a confirmação da inscrição junto a mais detalhes dos locais da prova. Se após a visualização do local da prova por aluno houver mudanças dentro do programa do ENEM 2019 o aluno será avisado por meio de correspondência, email e através das mídias a fim de verificar novamente se houve alteração de locais.

Data das provas ENEM 2019

Dia 3 novembro

  • Aplicação das provas de Linguagens,
  • Códigos e suas Tecnologias
  • Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dia 10 de novembro

  • Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Dia 13 novembro

Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões por meio de arquivo do tipo PDF separado por modelo da prova

Pontuação do funcionamento do ENEM 2019

  • Cada uma das 4 competências acima citadas das provas são do tipo objetivas sendo que valem 250 pontos, o que totaliza 1000 pontos. As provas objetivas respondem por metade do valor total do ENEM e por isso são importantes para fazer a média junto com a prova de redação.
  • Já a redação é considerada a parte mais importante da prova do ENEM tendo em vista que somente ela tem uma pontuação de 1000 pontos. Isso ocorre porque é através dela que o aluno é avaliado em proficiência interpretativa, capacidade de comunicação de exposição do pensamento.

Assuntos da prova de REDAÇÃO

A importância da prova de redação como relatado assim não se deve apenas por causa dos 1000 pontos e por ter um valor que vale a metade de pontuação do ENEM, mas porque é através dela que o aluno comprova um conhecimento de inserção e aprendizado durante a vida escolar.

Os assuntos da prova de redação nunca serão divulgados antes da mesma, mas se pode ter uma idéia para estudo a fim de treinamento para que o aluno se saia bem na prova. Assuntos e temas atuais são os mais propícios a cairem e neste ano de 2019 os que mais tem sido apresentados são:

  • Direito de expressão garantido pela constituição.
  • Migração de povos
  • Globalismo versus globalização
  • Política e reformas
  • Trabalho e aposentadoria
  • Ética na medicina e alteração de DNA

Os temas acima são apenas alguns que o aluno pode utilizar para treinar para o a redação do ENEM 2019.

Como fazer a inscrição? Quais documentos necessito?

  • Entre no portal INEP e acessa a página de inscrição do ENEM
  • Nela há três botões, clique no que está escrito “Fazer Inscrição”
  • No cadastro, informe um email, CPF e informações pessoais do aluno
  • Documentos e informações obrigatórios: RG (Número do documento de identidade), endereço, cidade, sexo, nacionalidade e nome dos pais
  • Informe se o aluno precisa de algum tratamento ou atendimento especializado para o dia da prova
  • Obrigatório responder às questões de teor socioeconômico. Estes perguntas devem ser respondidas com garantia de que o aluno irá falar a verdade.
  • Entre as opções de língua estrangeira defina aquela que o aluno irá realizar no dia da prova
  • Lista de todos os documentos e informações gerais sobre o Enem

Após o preenchimento dos dados documentais, tipo de prova de língua estrangeira e questionário geral será dado um botão que permite fazer a impressão do boleto/guia de pagamento do ENEM 2019. Este boleto aparece apenas para aqueles que não possuem isenção do pagamento da taxa.

Impressão da segunda via do boleto

O aluno poderá a qualquer momento entrar no portal do cadastro para imprimir uma segunda via do boleto para pagamento. Por isso é importante salva a senha em um local seguro mas é possível recuperar a mesma através do email cadastrado no momento da inscrição.

Sobre o cartão ENEM 2019

Após o pagamento da taxa o aluno recebe por meio da ficha de cadastro no portal do INEP o Cartão de Confirmação que consta como um comprovante. Este documento faz parte do processo por além de conter detalhes da inscrição permite ao aluno comprovar o pagamento e para dar prosseguimento às próximas etapas do ENEM. A mais importante é que o aluno deve apresentar nos dias da prova para os técnicos e aplicadores este cartão que contém:

  • Informação sobre assistência e atendimento especial
  • Local, horário e data ENEM 2019
  • Língua estrangeira
  • Instruções gerais para o dia de aplicação das provas

Ainda ficou alguma dúvida sobre o processo do ENEM 2019. Deixe abaixo uma pergunta que nossa equipe ira responder a fim de ajudar a entender cada uma das etapas para participar da prova deste ano.

One reply to “Inscrição ENEM 2019 – local e dia das provas”

  1. gostaria de dicas de redação para esse ano, to achando que vai ser algo a respeito de política porque o ano passado foi muito tenso esse tema, o que acham disso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.