Entenda o Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio é agora a principal porta de entrada para a maioria das faculdades e universidades do pais. É uma prova muito específica e diferente do que geralmente os vestibulares eram e é necessário você saber como encarar esse desafio e se dar bem na prova.

O Enem 2019 será, como sempre, uma prova bastante extensa que se dividirá em dois dias, sendo o dia 03/11/19 (domingo) com 5:30 horas de prova e mais 5:00 horas no outro domingo (10/11/19). Geralmente a primeira etapa contem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já na segunda etapa de prova do Enem 2019 (que agora é no fim de semana seguinte ao primeiro dia da prova) temos as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Nós já fizemos um outro artigo que fala mais sobre a inscrição do Enem 2019, clique aqui para saber mais sobre inscrição, boleto e cartão de inscrição.

Questões em cada matéria do Enem 2019:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões que abordam conhecimento de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (dia 1): 45 questões que cobram questões de história, geografia, filosofia e sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (dia 2): Cobram sobre biologia, química e física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Exige conhecimentos de matemática e a relação dos seus conceitos com o cotidiano;
  • 1 redação: Com no mínimo 8 linhas, deve ser desenvolvido um texto de prosa do tipo dissertativo- argumentativo de acordo com o tema proposto.

Os portões abrirão à 12 horas e fecharão as 13:00 (HORÁRIO DE BRASÍLIA).

O que pode levar para a prova do Enem 2019

  • Caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente, tipo BIC;
  • Cartão de inscrição impresso da internet;
  • Carteira de identidade ou um documento com foto;
  • Lanche, de preferência em um saco plástico transparente, assim como garrafa d’agua também com embalagem transparente para evitar problemas com a segurança;
  • Tente usar roupas leves e confortáveis para que você não tenha problemas, nem com a segurança (pois é permitido que a segurança use detectores de metal), nem que você fique desconfortável durante a prova.
  • Outra dica é para você tentar dormir bem no dia anterior a prova e leve algo de lanche para despistar aquele sono chato durante a prova. Dica: chiclets e chocolate.

O que não pode levar para a prova do Enem 2019

  • Lápis, bolsa de lápis, lapiseira ou borracha;
  • Consultar livros, celular, calculadora ou qualquer aparelho eletrônico;
  • Boné, brincos, óculos escuros, colares e objetos que possam cobrir o cabelo e orelhas. Geralmente eles pedem para aqueles que tenham cabelo cumprido que amarem o cabelo e deixem as orelhas descobertas.
  • Tente ir com roupas que não contenham metal, cintos com fivelas e outros acessório que podem interferir nos detectores.

O que o Enem 2019 espera do estudante

Como mencionado acima o Enem é uma prova que contem 180 questões objetivas abrangendo 4 áreas do conhecimento. Uma das grandes característica da prova é que ela exige competência leitora, isso é, o Enem 2019 medirá a capacidade do aluno de entender o que ele está lendo nas perguntas. Outra coisa é que o aluno deve demonstrar que consegue relacionar e correlacionar o conhecimento de diversas matérias, o que é chamado de interdisciplinaridade.

O Enem 2019 será utilizado como nota para que milhares de alunos possam ingressar em milhares de instituições de ensino no Brasil. Então é cada vez mais exigido que as questões tenham aplicação de raciocínio lógico, mas também a demonstração de domínio do conteúdo teórico das disciplinas do Ensino Médio, pois as instituições que, muitas vezes utilizam só a nota do Enem como processo seletivo, querem ter certeza que os alunos que ingressarão tenham domínio dos conceitos fundamentas nas áreas que estão pretendendo ingressar, além de querer entender se a formação daquele aluno é sólida. Assim, com a grande parte das instituições usando somente o Enem 2019 para processo de seleção a cobrança de conceitos, uso de fórmulas, termos específicos será cada vez maior.

Outra informação importante é que o Enem sempre traz assuntos da atualidade, envolvendo política, economia, cidadania e situações internacionais. Com isso, é importante ler bastante e estar ligado com o que acontece no mundo.

Se você quer saber mais sobre o Enem 2019 nós já fizemos um apanhado sobre o local e dias da prova, além de outras dicas a respeito do boleto e segunda via de boleto de taxa de inscrição do Enem 2019.

Gostou? Comenta ai!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.