Guia de inscrição PROUNI 2019

Para alunos do ensino médio em todo o Brasil o Governo Federal oferece o programa de ingresso ao ensino superior. O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é uma incentivo criado pelo MEC com o intuito de fornecer bolsas de estudos em faculdades e universidades particulares cobrindo parcial ou integralmente a mensalidade.

Não é obrigatório participar do ENEM e ter realizado a inscrição anual no programa de avaliação nacional a fim de participar do Prouni 2019 contudo pontos obtidos nele são utilizados como critério pelo programa e pelos institutos de ensino a fim de conceder a bolsa de estudo.

Quem pode entrar no PROUNI?

Não é qualquer aluno que está apto a participar do programa tendo em vista que o objetivo dele é integrar alunos de baixa renda no ensino superior e promover medidas sócio econômicas. Veja os requisitos segundo o edital do Prouni 2019:

Aqueles que cursaram o ensino médio em escola pública

Esse é o principal requisito para se enquadrar nas regras do Prouni. Os alunos devem ter cursado o ensino superior em escolas públicas tendo em vista que esta é uma medida para adequar àqueles que não tiveram como pagar um ensino em instituições privadas.

Isto comprovaria em fase inicial que o aluno não possui uma renda limite do programa de ingresso oferecido pelo Prouni.

Comprovação de renda familiar

Além do primeiro ponto que já é uma forma de comprovar o status de renda, o outro ponto é a comprovação do conjunto familiar do aluno em que não se pode ultrapassar o limite de renda.

Para o Prouni 2019 o aluno deve apresentar uma comprovação de Renda Familiar Mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo. Este valor garante 100% da mensalidade enquanto que se para 50% da mensalidade a renda possui o limite de 3 salários mínimos.

Aqueles que possuem alguma deficiência

Como medida social, o Prouni reserva vagas para pessoas com alguma deficiência comprovada e regulada pelo editar do programa. Para obter este benefício o ingressante deve apresentar no ato da inscrição no programa para posterior comprovação.

Professores da rede pública de ensino.

O Prouni também possui um programa social para melhorar o ensino público através do incentivo ao professores da rede pública. Esses professores não necessitam comprovar renda pois já se adequam ao programa tendo como base para avaliação a comprovação de que são efetivos.

Contudo há modalidades para o ingresso tais como os cursos de pedagogia e licenciaturas (história, matemática, física, química, biologia, geografia e português).

Nota mínima do ENEM

Este requisito visa dar de pronto a avaliação do aluno ou professor a fim de adequar ao ensino superior. O participante do Prouni deve ter no mínimo 450 pontos para cada uma das áreas de conhecimento exigidas na prova do ENEM. Quanto à redação que tem um valor total de 1000 pontos da prova, o aluno deve ter uma pontuação superior a zero.

Como fazer a inscrição no PROUNI 2019

Documentos gerais tais como CPF, RG e comprovante de de residência são mínimos para obter a inscrição que é realizada no site do programa pelo portal oficial. Acesse esta página para já se inscrever agora.

Para aqueles que já se cadastraram no passado podem utilizar a página login do PROUNI com acesso à área restrita do aluno. Estes podem verificar o status a fim de se enquadrarem no programa do ano de 2019.

O governo possui um telefone exclusivo para atendimento ao programa do PROUNI. Caso haja dúvidas sobre a inscrição, erro no site ou problemas de acesso ligue para o número 0800-616161

Prouni com o FIES 2019

Como mencionado logo acima o programa oferece duas linhas de auxílio. Para aqueles que se enquadraram no programa de pagamento de 50% podem recorrer ao FIES de modo complementar de financiamento ao ensino superior. O FIES cobre os cursos das áreas de saúde, engenharia e licenciatura, Pedagogia e Normal Superior além de outras faculdades como os listados abaixo:

  • Área da Saúde: Biologia – Bacharelado, Biomedicina, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem – Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, em consonância com o estabelecido na Resolução CNS nº 287/1988;
  • Área da Engenharia: todos os cursos do Cadastro e–MEC que possuam “Engenharia” na nomenclatura;
  • Área da Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior: Pedagogia, Normal Superior, Português, Biologia, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Química, Física, Filosofia, Artes, Sociologia e demais licenciaturas;

Para saber mais sobre o Fies, consulte: http://fies.mec.gov.br/ ou ligue 0800.616161.

Onde verificar o resultado do PROUNI

O programa em etapas ocorre duas vezes ao ano o que permite ao aluno entrar em cada uma delas. Por isso existe uma área restrita do aluno para averiguar o resultado por indivíduo.

Portanto, para visualizar o resultado o aluno deve entrar nesta página de acesso e após o login clicar no botão de “resultados” onde consta a aprovação segundo o curso escolhido e as possíveis instituições cadastradas no programa.

Além do resultado dentro do site oficial, as faculdades e universidades previamente cadastradas privadas divulgam o resultado. Neste caso basta ligar para a secretaria a fim de averiguar se o aluno foi aprovado dentro do programa.

Também é possível fazer esta verificação pelo telefone oficaial do Prouni: 0800 616161.

Bolsas remanescentes do PROUNI

Quando um aluno que foi aprovado em todos as etapas doPROUNI não compareceu à instituição para realizar a matrícula, a sua vaga é liberada para que outros na fila faça a substituição.

Também é possível que isso acontece quando um aluno mesmo fazendo a inscrição não dê continuidade ou cancele o que faz com que a bolsa reservada volte a ser disponibilizada pelo sistema para inscrição de novo candidato.

Neste caso ocorre a segunda chamada do Prouni 2019 sendo por isso importante que o aluno sempre verifique o status da sua inscrição na área restrita onde contém a lista de espera do PROUNI. Como o aluno já possui o cadastro ele deve entrar no portal oficial pela página de login.

O PROUNI é um programa social do Governo Federal comandado pelo programa do Ministério da Educação. Para conhece-lo melhor e entender a abrangência sócio econômica, verifique a Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.